Artigos recentes
Reforço imunitário em tempos de COVID-19
O sistema imunitário é um sistema de estruturas e processos biológicos que tem como objetivo proteger o corpo de certos organismos, como bactérias e vírus. Quando um agente nocivo entra no nosso corpo, podem ocorrer alterações no sistema imunitário e originar o aparecimento de várias doenças.
Com a evolução da pandemia torna-se imperativo melhorar as defesas. São vários os fatores que contribuem para que o sistema imune seja forte, mas o maior de todos passa por criar um terreno biológico resistente, capaz de enfrentar qualquer doença inesperada.
Aumentar a imunidade e proteger a saúde.
Hipócrates dizia, “que o teu remédio seja o teu alimento, que o teu alimento seja o teu remédio”. Assim, é primordial manter uma boa alimentação, rica em vegetais variados, cereais integrais, leguminosas, alguma carne e peixe de boa qualidade, frutas da época, sementes e oleaginosas. O descanso e um estilo de vida saudável também são um dos principais fatores. Mas a alimentação e o descanso não chegam, porque uma vez os solos alterados, os alimentos também possuem menos nutrientes e menos carga energética. Por isso, nas minhas consultas quando quero potenciar energeticamente a saúde de um paciente, seja ele uma criança ou um adulto, recomendo alguns suplementos alimentares de boa qualidade, assim como fitoterapia da medicina chinesa que apoiam o organismo através das suas propriedades terapêuticas.
Apresento-lhe as minhas sugestões, que podem contribuir para melhorar a sua saúde.
- Suplementação através da Micoterapia:
 
Sendo especialista em medicina chinesa, não podia deixar de falar nos cogumelos medicinais. Quando se trata de tonificar em grande escala a energia vital, para mim esta é sem dúvida uma das melhores formas. A Micoterapia vem do estudo dos fungos para uso medicinal. Porquê tomar cogumelos? Porque eles possuem mais de 1500 compostos bioativos na sua estrutura. Ao consumi-los, eles fornecem-nos os melhores alfa e beta-glucanos bio disponíveis, enzimas, pré-bióticos, antibióticos naturais, vitaminas do grupo B, ergosterol, selénio, zinco, aminoácidos essenciais e outros nutrientes que melhoram o equilíbrio do organismo. Os cogumelos medicinais a que me refiro são usados tanto em prevenção como na suplementação terapêutica integrativa de diversas patologias graves como em diversos tipos de cancro. São eles: cogumelo Reishi; cogumelo Cordyceps; cogumelo Coriolus: cogumelo Maitake e cogumelo Shiitake. Este em último podemos encontrar à venda para consumo alimentar. Todos os outros, recomendo tomar em forma de cápsula.
- Suplementação através de plantas medicinais:
 
Raiz de Astrágalo: A raiz desta planta é muito usada na farmacopeia da medicina chinesa para fortalecer o sistema imunitário e a energia vital. Prescrevo fitoterapia com esta planta sempre que seja necessário um tónico geral do organismo, como cansaço, fortalecimento do aparelho digestivo, memória fraca, infertilidade, entre outros. Vários estudos apontam que esta planta é também benéfica para o sistema cardiovascular, renal, endócrino, gástrico, tem um efeito hépato-protetor e anti-bacteriano.
Equinácea: A Equinácea é um antibiótico natural que actua no sistema imunitário através das suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antimicrobianas e desintoxicantes. A Equinácea pode ser usada no tratamento da gripe comum, e no caso de infeções do aparelho respiratório. A minha recomendação – tomar antes do Inverno e de imediato quando se sente a chocar uma gripe ou em caso de inflamação ma garganta.
- Suplementação através de vitaminas e micronutrientes:
 
Geleia Real: Recomendo muitas vezes a geleia real ás crianças, ás grávidas e aos idosos, porque tem propriedades benéficas para o organismo, quer a nível físico como mental e ainda aumenta as defesas naturais do corpo. Os seus benefícios vão desde aumentar o apetite, melhorar a memória e a concentração. Diversos estudos têm confirmado as propriedades nutritivas e energéticas desta substância natural, assinalando-a como uma das mais ricas em elementos vitais para a saúde, e um poderoso reconstituinte do estado geral do organismo.
Vitamina D: Esta vitamina é sem dúvida uma mais importantes para manter o bom funcionamento do sistema imunitário, assim como também dos ossos. Vários estudos indicam que a falta da vitamina D pode acarretar vários problemas de saúde desde raquitismo à depressão. A minha recomendação é de 2.000 a 5.000 Uni por dia para os adultos. Para as crianças, a sua dosagem depende do peso.
Vitamina C: A vitamina C tem um papel extremamente importante na manutenção do sistema imunitário, porque tem propriedades antioxidantes e aumenta a função dos leucócitos. Ajuda na prevenção da gripe, de constipações, e de problemas do trato respiratório. Alguns alimentos ricos em vitamina C: acerola, salsa, brócolos, toranja, limão, papaia, kiwi e manga.
Zinco: O zinco é um nutriente primário na função imunitária, e tal como a vitamina C também tem uma acção sobre o timo e os leucócitos. Indico este em especial aos pacientes do sexo masculino, uma vez que desempenha um papel importante na manutenção da próstata. Alguns alimentos ricos em zinco: ostras cozidas, peru, amêndoas, sementes de abóbora, castanha do maranhão e cajus.
- Conselhos de estilo de vida.
 
Fuja do stresse ao máximo: Este é um dos fatores que mais contribui para diminuir o sistema imunitário. Quando existem picos de stress, o nosso organismo produz uma hormona chamada cortisol, que é libertada pelas glândulas suprarrenais. Para a medicina tradicional chinesa os rins são de extrema importância e o aparecimento de sintomatologia como – lombalgia, fraqueza nos joelhos, zumbidos ou falta de audição, representam uma falência na energia vital. Por isso, as duas glândulas que estão localizadas no topo dos rins, são de extrema importância para manter o bom funcionamento do organismo. Costumo referir aos meus pacientes que, quando sofrem de dores lombares e stress prolongado, que estão perto de ter um Burnout. E este é um dos problemas mais comuns atualmente. Saliento que a função do cortisol é de ajudar o organismo a controlar o stresse, reduzir inflamações, contribuir para o bom funcionamento do sistema imunitário e manter os níveis de açúcar no sangue normais, assim como a pressão arterial.
Durma pelo menos 8 horas por dia. Mais do que aquilo que se pensa, o sono é uma das fases mais importantes por dia, porque permite repor as energias e revigorar o corpo e a mente. É durante este período que o corpo fortalece o sistema imunitário e liberta algumas hormonas para restabelecer o nosso organismo. O indicado é dormir de 6 a 8 horas por dia, sem interrupções. Para ter um sono com qualidade, é necessário ter um ambiente apropriado, não ingerir alimentos 2 horas antes de dormir, não ver televisão até tarde, e não trabalhar ou estar à frente de um ecrã até tarde. A falta de sono pode causar fadiga, irritabilidade, lapsos de memória e consequentemente ter um efeito nocivo no sistema imunitário.
Alimente-se de alimentos frescos, da época e preferencialmente biológicos. Quem me conhece sabe bem que este tema é dos que mais me apraz. Não sou de todo fundamentalista em relação à alimentação, mas acredito que somos efetivamente aquilo que comemos. Se há algo que adotei nos últimos anos, foi a entrega de cabazes de alimentos biológicos em casa. Só tem vantagens: os alimentos são biológicos, da época e entregam em casa sem custos. Poupa-se tempo, come-se melhor, e acredite que por vezes até sai mais barato. Dou o exemplo dos mirtilos, que quando são da época são a metade do preço que no supermercado comum. Tudo o que é da época é sempre mais barato, porque é da época e nasce naturalmente! Assim, comer bem passa por primeiro comer alimentos frescos, da época e colhidos à pouco tempo, porque são alimentos vivos e com uma maior taxa de nutrientes, mesmo que estes não sejam de agricultura biológica! Evite os alimentos já congelados, pois a congelação embora por vezes necessária, altera a estrutura molecular dos alimentos. E, varie nos alimentos, e opte por ter um prato sempre colorido. Evite ao máximo os alimentos industrializados, que são refinados, calóricos, pouco nutritivos, processados, e que sobrecarregam o nosso organismo, gastando mais energia necessária para manter a boa saúde.
Respire ar puro e caminhe. O ar puro é um potente revitalizador para as funções respiratórias. Um conselho – enquanto dorme, deixe a janela um pouco aberta para oxigenar o quarto e permitir revigorar os pulmões.
Maria Pinho
Profª Especialista em Medicina Tradicional Chinesa