Artigos recentes
Otite Pediátrica
As infeções do ouvido são uma das queixas pediátricos mais comuns no Ocidente. Esta queixa é muito frequente na infância e pode atingir o ouvido externo, causando a otite externa, ou o ouvido médio, causando a otite média. As causas podem ser várias, desde alergias, retenção de água, alergia alimentar, e exposição ao vento e ao frio, causando infeções nas vias respiratórias acarretando constipações que se transmitem ao ouvido médio através da trompa de Eustáquio. Quando existe acúmulo de liquido no ouvido, estamos perante uma situação mais grave de otite média, onde o liquido obstrui a trompa auditiva.
Outro fator que influencia o aparecimento das otites é o nascimento dos primeiros dentes. E, uma vez que a criança começa a mastigar, isto acontece também na mesma altura em que se faz a introdução dos alimentos sólidos.
Normalmente, os pais percebem que a criança está a chorar como se estivesse com dor. Depois, reparam que a criança toca ou bate nos ouvidos. Se estes sinais não chamarem a atenção dos pais, uma febre certamente o fará.
A Medicina Ocidental trata esta situação recorrendo ao uso de antibióticos. Isto, geralmente acaba com a condição aguda. No entanto, muitas vezes, a criança desenvolve uma outra dor de ouvidos logo após a toma dos antibióticos e, mais uma vez a criança é colocada a tomar antibióticos e tendencialmente a dor de ouvidos volta pouco tempo depois do fim da segunda toma. Se isto acontecer repetidamente, os pais vão ser aconselhados a colocar uns tubos que são cirurgicamente implantados no tímpano da criança, para permitir a drenagem e evitar a rutura do tímpano e consequente possível perda auditiva.
OTITE PEDIATRICA Á LUZ DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Para a medicina chinesa as crianças têm um aparelho digestivo imaturo. Se o aparelho digestivo não for capaz de metabolizar corretamente os alimentos, estes tendencialmente poderão ficar estagnados e originar mucosidades e excesso de produtos metabólicos. Quando as crianças começam a ingerir alimentos sólidos que são mais difíceis de digerir que o leite, esta estagnação poderá agravar-se. Uma vez que também é nesta altura que nascem os primeiros dentes, haverá um aumento e uma subida do yang. Para a medicina chinesa o aumento do yang está associado à capacidade funcional e energética do nascimento dos dentes, que por sua vez estão inseridos na gengivas e no maxilares, área por onde também passa o meridiano do estômago (órgão yang). Quando a estagnação de alimentos se junta ao calor interno e à subida forte do yang, estes dois poderão causar otites.
Se esta condição de calor for tratada com antibióticos, os antibióticos eliminam o calor, e a condição melhora, pelo menos temporariamente. O problema é que os antibióticos não atuam na raiz e nada fazem para ajudar a tratar a estagnação de alimentos, que é a causa das otites nas crianças. Na verdade, contribuem para o seu agravamento. Isto acontece porque os antibióticos são de natureza fria e lesam o baço, que também contribui para a produção do Qi (energia vital), e está ligado ao sistema imunitário. Dado que o uso desnecessário ou prolongado de antibióticos enfraquece o baço, é fácil perceber que os antibióticos perpetuam um ciclo de inflamação recorrente devido à estagnação de alimentos. Assim, cada toma de antibióticos é seguida por uma infeção do ouvido até que finalmente os pais e o médico não sabem mais o que fazer além de colocar tubos nos tímpanos. Uma vez que a medicina tradicional chinesa atua na raiz do problema, é muito eficaz no tratamento das otites, através do uso de fitoterapia chinesa, dieta e acupuntura pediátrica (sem agulha).
REMÉDIOS CASEIROS:
Podem fazer-se tratamentos adjuvantes em casa. No entanto, os mesmos não substituem o tratamento prescrito pelo médico ou pelo especialista de medicina chinesa.
AROMATERAPIA:
- Quando a criança estiver a dormir, coloque dentro do ouvido afetado, uma gota de óleo essencial de malaleuca (árvore do chá) embebida numa bolinha de algodão. As propriedades terapêuticas evaporarão para dentro do canal auditivo e ajudarão a reduzir a inflamação.
- Massajar suavemente à volta da orelha, no pescoço e nas têmporas com a seguinte mistura de óleos essenciais: num pequeno frasco de vidro juntar cerca de 10 ml de óleo de linhaça com 10 gotas de óleo essencial de malaleuca, 10 gotas de óleo essencial de lavanda, e 5 gotas de óleo essencial de orégão. Todos os óleos devem ser 100% puros e de origem biológica. Deverá ter em atenção para que as essências não estejam perto dos olhos.
- Para a crise aguda de dores de ouvido, pode-se utilizar alternadamente compressas quentes e frias no lado da cabeça do ouvido afetado. Comece com uma compressa quente para melhorar a circulação e, em seguida, aplicar uma fria para eliminar o calor. Isto pode ser repetido várias vezes ao dia ou conforme necessário.
- Pode-se também usar uma compressa quente embebida numa decocção de 60 g de Ju Hua (Flos Chrysanthemi) Crisântemo e Pu Gong Ying (Herba Taraxaci) Erva-dente de leão. Devo dizer que adoro estas duas ervas pelo seu poder terapêutico e altamente desintoxicante.
- Se a criança tiver febre: coloque uma gota do óleo essencial de hortelã-pimenta juntamente com um óleo de base, por exemplo óleo de linhaça e massaje suavemente a planta dos pés e a região posterior das pernas e da coluna.
DIETA E SUPLEMENTOS
- Numa condição deste tipo, a alimentação deve ser muito simples e limpa. Evitar alimentos pesados, de difícil digestão e com muitos condimentos. Deverá ser isenta de farinhas refinadas, batata e arroz branco. Optar pelo arroz integral, batata doce, frutas suculentas e caldos com vegetais verdes. Uma vez que a banana cria muco e tende a prender os intestinos, é também de evitar. As sopas e as papas deverão ser mais liquidas e em menor quantidade, para evitar a estagnação dos alimentos. Se a criança também tiver obstipação, recomendo cozer em conjunto pera com papaia e oferecer entre as refeições.
- Suplementar a dieta com um multivitamínico infantil rico em ómega 3, e vitaminas A, C e D.
- Quando a criança tiver mais de 1 ano de idade recomendo beber uma infusão de chá de hortelã-pimenta, para ajudar a eliminar o calor interno e a inflamação. Tenha apenas em atenção que o chá não pode ser forte, porque se trata de uma criança.
- Infusão de sabugueiro também poderá ser benéfico para esta condição, uma vez que é benéfico para o sistema imunitário.
Por último e não menos importante, que os pais tenham muita paciência e que sejam sempre positivos, porque no fim corre sempre tudo bem.
Maria Pinho